domingo, 27 de outubro de 2013

A invenção do grampeador

De vez em quando me pego pensando em coisas “nada a ver”. Tipo assim, quem inventou o grampeador?

Bem, aquele equipamento esta ali na minha mesa. Uso todo dia, crek crek pra cá e pra lá. E analisando sua anatomia, vejo que parece ser simples, mas alguém parou, sentiu a necessidade, pensou , dedicou um bom tempo de sua vida para cria-lo. Depois estamos aqui usando a benfeitoria e não sabemos ao menos sequer quem teve a bondade de inventa-lo.


Quem inventou os clipes? O fecho éclair? A máquina de costura? Bem, se você googlear, vai ver direitinho quem foi. Alias quem inventou esse google devia ser canonizado.  Praticamente tudo você encontra ali. Mas o interessante, é que muitas pessoas criam muita coisa todo o tempo, e nós utilizamos como se fizessem parte da gente, e nem questionamos como aquilo foi feito e veio parar nas nossas vidas.

Hoje temos criadas mais coisas complicadas, que fogem ate da nossa reles compreensão, como aquele acelerador de partículas, tentando criar a partícula de Deus.  Poderá no futuro do futuro do futuro do pretérito, alguém nem saber quem foi o autor de tamanha engenhosidade. Tanto esforço, tanto empenho...

Geralmente lembra-se de obras de arte. Acho que é porque levam a assinatura, senão o autor/artista também teria o mesmo destino.

E vamos passando pela vida desse jeito. Esquecemos ate dos nossos parentes descendentes. Você sabe quem é seu tataravô? E o tataratataravô? Bem, é engraçado né. Vemos só as coisas próximas. Cadê nosso grau de distanciamento? Por que temos uma memoria tão curta? Vixe, e eu nem sei responder.

Podíamos inventar um dia para celebrar essas invenções, que nos facilitam a vida. Digo homenagear os criadores delas.  Um dia para agradecer os gênios das historia. Seria o mínimo não acham?


(A titulo de informação: “O primeiro grampeador foi patenteado pelo inglês C.H. Gould, em 1868. Ele usou o grampeador para pregar solas de sapato!”, mas o grampeador para papeis foi criado para uso do rei Luís XV, mas não há menção de quem o fez).

Essas e outras curiosidades estão listadas interessantemente num blog, com um vídeo do youtube. Vai ai o link, pra quem tem curiosidade!


Beijos!


Sâmia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será muito útil!!!