segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Dilema da carne

Sempre tive/tenho vontade de parar de comer carne. E continuo comendo porque na verdade abstraio que aquilo que levo à boca é um pedaço de um animal. É mais contraditório ainda o fato de eu querer fazer gastronomia qualquer hora dessas. Sim porque terei que aprender a lidar com um monte de tipos de carnes, aves peixes...

 Essa semana  vinha pensando, enquanto dirigia,  em um filet  ao molho de queijos. Pensei tanto que cheguei a salivar. Até dobrar na esquina de um frigorífico e presenciar o  caminhão da entrega de carne com os defuntos  pendurados ali...  É quando me lembro que tenho que parar... Que sofrimento dos bichinhos... Me doe de verdade e parte o coração.

Frango hoje como praticamente dentro de uma empada ou coxinha., quando o produto não parece um bicho. Acho que por ter acompanhado o sacrifício de uma penada, quando fazia o colegial. Ver aquela bichinha ali morrendo doeu muito. Ainda lembro nitidamente daquele dia.

Não vejo diferença em parar de comer carne vermelha e passar a comer só peixe, ou só frango. Continuará sendo animal não é mesmo? Por isso quando acontecer sera de vez. Sem opções de troca.

Mas por que não consigo parar?

Sei que existem grandes opções nos cardápios vegetarianos.  Saladas que são maravilhosas.  Mas acredito que enquanto seres humanos colocarem pedaços de bichos dentro de latas, ficará mais difícil deixarmos esse hábito de lado. E continuaremos comprando os pedaços dos pobrezinhos como se fossem apenas ervilha enlatada.

Se é uma tradição, se somos bichos também, bichos que comem bichos, nos diferenciamos pela capacidade de pensar diferenciadamente, e de termos opções de decisão sobre escolhas que podem nos dar o mesmo grau de nutrição. Mas acho isso muito utópico.  Infelizmente.

É um desejo meu. Vamos ver ser consigo. Preciso decidir parar.



Sâmia





2 comentários:

  1. O problema não acaba aí. Fazer pratos trabalhosos e chama-lo de arte, é um desperdício da inspiração, afinal come-se em alguns minutos. Onde fica a arte para observação? Foi-se vaso adentro! Sem falar que as plantas sentem dor e ignoramos seu sacrifício. A velha cadeia alimentar. Desde as estrelas que engolem outras somos ávidos para encher o bucho. Sem saída!

    ResponderExcluir
  2. Quanto ao texto muito bem escrito. Parabéns!

    ResponderExcluir

Seu comentário será muito útil!!!