quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Cine Holliúdy




Domingo passado, fui assistir o filme já aclamado pelo povo cearense “Cine Holliúdy”.  Longe de ser critica de cinema - e sem nenhuma pretensão de ser - darei minha modesta opinião para o “causo”.  Pra combinar com o evento, uma boa pipoquinha doce pra acompanhar (já comeram? Se não, não sabem o que estão perdendo – só quero dela agora – ui!).

Cine Holliúdy, é um filme leve e até nostálgico. Engraçado nem se fala, pois como boa cearense que sou, conheço bem os verbetes utilizados na trama. O Diretor conseguiu transmitir direitinho o estilo do povo cearense com o seu exclusivo dialeto cearês, que inclusive, já tem até dicionário.  

O que mais me chamou atenção, e que me fez refletir sobre o filme, foi o fato de que ainda hoje, em todo o estado só 5 municípios têm cinemas. Triste realidade. Outra constatação, foi  que o nosso interior “brabo” dos dias atuais , não tem muita diferença daqueles dos  anos 70. Outra triste constatação. Fazemos graça, com a desgraça. O cearense é assim.

No geral, ri bastante. Desopilei de verdade e recomendo, apesar de saber que o filme tem pequenos “defeitos” que passam batidos pelo todo que é.  

Pegando carona no sucesso dos “ôtro”, minha mãe que tem um talento nato pra escrever poesias, aproveitou para fazer uma nova com o mesmo tema. E também como agora só se fala em médicos cubanos juntou tudo numa coisa só.  Ficou MARAVILHOSA!!!! Dá pra imaginar que vai ser assim mesmo! KKKKKKKK. Vou abaixo transcrevê-la:

Consultando o seu Dotô
Dotô, tô com mucuim duído
Uma baita farta de ar,
Tô cum corpo todo muído
Naum posso nem  rispirar.

Tenho os zóio nuveado
Um zumbido no zovido,
Sinto o bucho quebrado
Como se tivesse intupido!

Dotô, essa dô nas cadeiras
Tá tirano meu rebolado,
Que faço com essa bicheira
E esse bucho quebrado?

Essa murrinha no corpo
Me dexa com lundu danado,
Reimoso da carne de porco
Da essa dô de viado?

Ah dotô, meu aperreio
É por causo desse ispinhaço,
Essa gastura, esse entojo
Diz dotô, o que é que eu faço?

Eu sei que o dotô vei de longe
Que andô mais de cem légua,
Se o Dotô não pode ajudar
Vixe maria, arre égua!

Dotô cubano me acuda
O senhô não sabe português?
Como vai intendê a consurta
Se eu só falo cearês?

(Por 7Sol – Mase Albuquerque)

E ai, é ou não um primor???? O engraçado é que a secretária da minha casa tem todas essas doenças....

Bom filme!!!

Beijinhos!


Sâmia




Cine-holliudy-cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será muito útil!!!