domingo, 15 de setembro de 2013

Diário de uma mãe banana

Não sei quanto a vocês. Mas tento não fazer da cartilha da boa educação um desespero. Tento. Não sei se consigo. A gente sabe que pra educar precisa estar presente, dar exemplo, porque a criança aprende com seu exemplo. E tentamos conciliar essa vida maluca com a educação do menino.

Depois de um dia de trabalho, com a cabeça a mil, mil projetos, mil ideias brotando, você chega em casa, janta e em seguida vai acompanhar a tarefa do pixoto. Sempre acompanhei desde pequeno suas tarefinhas. E como boas mães, fazemos isso com muito amor, não é mesmo?

Bem, às vezes. Porque da vontade de esganar quem teve a ideia de recortar uma foto não sei de que, fazer uma maquete não sei de que, uma outra pesquisa sei lá do que.  Justamente naquele dia em que o que você mais queira era chegar em casa e pronto. Banhinho e cama. Mas vamos às tarefas.

Todo dia leio a agenda. Vejo as anotações mandadas pelas professoras, com a letrinha do menino.  Todo dia. Todo dia. Mas fico louca, quando vem um PONTO DE INTERROGAÇÃO naquela linha pra assinar da agenda escolar. Como assim?  Então saio assinando tudo. As que não assinei e da vontade de garantir as futuras e assinar também. Afinal tia, eu sou uma boa mãe!!!! (ou será que ela acha que eu não to acompanhando?).

Meu filho, ainda anão amadureceu pra leitura. E me pego  pensando se fui eu que ensinei errado, ou se é da personalidade dele. Quando vem de lá: - Não entendi mãe. E eu: - Esta no texto! Leia! E ele: Eu li! Eu Li!!! Coitadinho leu, pensando lá na morte da bezerra. Talvez isso não seja tão interessante, e lá vai eu tentar “motivar” o menino, puxando a leitura...

Quando algumas mães vêm me contar que o filho leu isso e aquilo, sei lá quantos livros, eu me pergunto o que é que tem de errado com o meu. Até um segundo momento, ai me lembro de que cada um é um.

Ontem fiquei tão orgulhosa! Meu filho pegou um livro pra ler! Fomos à livraria e ele escolheu um! Até duvidei que desse continuidade (cá comigo) E lá foi ele lendo... Saiu das revistinhas em quadrinhos!! Levou até pro restaurante, e preferiu ficar lá lendo a ir pro brinquedo... Que felicidade!!!

Não sei quanto vai durar isso. Falta de estimulo não é, porque aqui em casa minha mãe devora livros, e eu adoro também.  Também não sei se estamos pondo muitas expectativas nesses pequenos. Criança tem que brincar muito, se relacionar. Ter experiências. Enfim. Blá-blá-blá.

Espero com sinceridade que dure e perdure. Nada melhor que um bom livro de companhia não é mesmo?  Mas essa é a MINHA opinião. Não sei se será a dele. Se não for, paciência mamãe.  Por que temos que enquadrar as pessoas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será muito útil!!!